capa matéria Anelise“O conselho que eu dou para as mulheres com diagnóstico de câncer de mama é o de entender que ele não é uma punição. É na verdade uma chance de mudar o que é necessário. Precisamos ter fé e otimismo, acreditar em Deus e não parar a vida, apenas diminuir o ritmo”, essas são as orientações da psicoterapeuta reencarnacionista e professora de curso de Psicoterapia Reencarnacionista da ABPR, Anelise Lopes, que enfrentou um câncer de mama em 2019 e teve ajuda da Psicoterapia Reencarnacionista para superar a situação com mais conforto e sabedoria. 

Anelise relata que recebeu o diagnóstico durante o período em que estava muito realizada profissionalmente e consigo mesma. Nessa entrevista para o Portal ABPR, ela conta que não foi fácil. Seu tratamento terminou e atualmente ela segue só com as medicações pela medicina tradicional, mas consegue ver hoje a importância desse processo em sua vida. “Já passei pela parte mais crítica que foram as quimioterapias e radioterapias. Perdi cabelo e sobrancelha. Porém, hoje entendo ter sido necessário. Eu ainda precisava curar umas coisinhas. Aliás, estamos constantemente tendo a possibilidade de nos curarmos”, afirma. 

Evolução e cura espiritual através da Psicoterapia Reencarnacionista

A compreensão de Anelise sobre a possibilidade de evolução e cura espiritual que lhe foi concebida por meio desta enfermidade veio através da Psicoterapia Reencarnacionista. Ela explica como as sessões e o contato com a PR a auxiliaram nesta jornada. “A PR foi fundamental e me ajudou a compreender que nada acontece por acaso. Eu, por ser espiritualizada, sabia que tinha um porquê de estar acontecendo aquilo, então comecei a pedir respostas. Conectei-me com os mentores várias vezes com o intuito de saber o que eu precisava fazer. Aos poucos as respostas foram vindo e eu mergulhei para fazer as transformações necessárias”, pontua.

O antes e depois do câncer de mama

A psicoterapeuta explica que o câncer é uma doença multifatorial e pode estar ligada também às questões emocionais e alimentares, como foi o caso dela. “Eu não me alimentava de forma saudável e nem tinha horário certo. Trabalhava doze horas por dia e todos os finais de semana. Não tinha lazer, pois o tempo era escasso. Mas por gostar muito do que faço profissionalmente não sentia muita falta disso. Eu também não me hidratava como deveria, dormia em média apenas cinco ou seis horas por noite”, relata. 

Anelise explica como era sua relação consigo mesma antes da doença. “A PR me fez perceber o que eu estava fazendo comigo, apesar de ser uma excelente psicoterapeuta e ajudar pessoas”. Em relação às questões emocionais, ela traz a mágoa como um traço congênito de sua personalidade. “Eu estou trabalhando nisso desde 2004, quando fiz o curso de Psicoterapia Reencarnacionista, que me ajudou a enxergar esse traço de personalidade. Em uma sessão de investigação do inconsciente a espiritualidade mostrou-me que eu havia colocado no meu planejamento reencarnatório passar por esse processo. Minha cura dependeria de como eu iria enfrentar isso e qual olhar eu daria, se, de otimismo ou pessimismo”, completa.

Sessões de investigação do inconsciente (regressão terapêutica) no tratamento do câncer

Em relação às ferramentas que podem ser utilizadas na PR, como as sessões de investigação do inconsciente ou regressão terapêutica (nome popular), Anelise esclarece o quanto foram importantes durante sua jornada. “No meu caso as sessões de investigação do inconsciente fizeram toda a diferença. Pois, os mentores me explicaram todos os "porquês" e isso me confortou. Eu soube que não era uma punição e sim para eu ter uma tomada de consciência, principalmente sobre a minha matéria e os aspectos físicos. E com isso poder mudar o que ainda precisava, pois eles mesmos me disseram que eu ainda tinha algumas coisas para resolver”, reflete.

Manutenção do otimismo para buscar a cura

Sobre seu processo interno, Anelise conta como o cuidado consigo mesma e o fato de se manter otimista a ajudaram em relação a autoestima, enquanto realizava as sessões de quimioterapia. “É muito importante se preparar para a doença, pois é como se você fosse despersonificando-se diante de si mesmo. Eu fiz sobrancelha definitiva antes da primeira quimioterapia e dois cursos de automaquiagem”, o que ela aponta ser um grande aliado nesta fase. “Usei muito lenço e turbante e me achava linda com aqueles acessórios. Não parei de trabalhar e fui chamada para fazer palestras, pois me achavam muito otimista”, acrescenta a psicoterapeuta.

Psicoterapia Reencarnacionista na prevenção do câncer

Anelise acrescenta que a Psicoterapia Reencarnacionista pode auxiliar também na prevenção do câncer, no entanto é necessário uma análise de comportamento da pessoa tanto em relação ao mundo espiritual quanto a sua matéria. “Fazer autoexame é fundamental. É importante não descuidar das questões do mundo físico. Sugiro que riam e se divirtam mais. Façam terapia e curem o que está dentro. Nunca perca o otimismo. Ter fé e acreditar em algo ajuda muito nos momentos de tristeza”, frisa. 

A psicoterapeuta enfatiza que esse processo foi importante para sua jornada terrena e que foi também um teste de fé e entendimento. “Penso que precisei passar por isto para entender um pouco mais as dores da humanidade. Mas também para poder ajudar outras pessoas que passam por isto e não “vêem luz no fim do túnel”. Com essa experiência conheci muito mais o ser humano. Alguns amigos sumiram, mas outras pessoas entraram em minha vida”, finaliza. 

Comunicação ABPR