Publicacao 23 09 19A depressão é considerada como “mal do século” pela Organização Mundial de Saúde. Ela pode acometer qualquer pessoa. O Brasil é o campeão no ranking entre os países da América Latina com casos de depressão. Aproximadamente 6% da população tem a doença, de acordo com a OMS. A depressão afeta a mente, gerando incapacidade no ser humano de executar atividades básicas do seu dia a dia. Conforme a psicoterapia reencarnacionista, que traz uma nova visão de tratamento para o ser, a boa notícia é que a depressão pode ser prevenida, tratada ou até mesmo curada. 

 

Mauro Kwitko, organizador da psicoterapia reencarnacionista e autor de vários livros, entre eles, Tratando Fobia, Pânico e Depressão com a Terapia de Regressão a Vidas Passadas, define essa nova visão de mundo que também trata diversas patologias ligadas à mente, como sendo o mesmo tipo de terapia utilizada no mundo espiritual, no período intervidas. Ele esclarece que isso baseia-se na personalidade congênita e na gradativa passagem do controle do ego sobre a própria pessoa, transferindo o comando para o “Eu superior”. “A psicoterapia reencarnacionista tem uma missão: ajudar as pessoas a saberem para que reencarnaram e acelerar a sua evolução consciencial”, afirma. 

Visão tradicional da depressão

Na visão tradicional, segundo o Ministério da Saúde, a depressão é uma doença psiquiátrica (CID 10 – F33),  que afeta o emocional da pessoa. Além disso, caracteriza-se por apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo e baixa autoestima, que aparecem frequentemente ou que podem combinar-se entre si. Nesta visão, recomenda-se também o tratamento e acompanhamento médico, com o uso de medicamentos, que podem causar dependência. 

Conforme Mauro, na visão tradicional, as causas da depressão normalmente não são tratadas. “A medicina tradicional trata os sintomas da depressão e a causa normalmente é ignorada. Buscam-se evidências por meio de alterações químicas no cérebro, especialmente dos neurotransmissores. Mas, o que levou a pessoa a ter essas alterações, a medicina tradicional ainda não sabe explicar. Com a psicoterapia reencarnacionista é possível avançar, buscando identificar e tratar aquilo que desencadeou a doença”.  

Visão reencarnacionista da depressão

A reencarnação oferece explicações sobre os problemas enfrentados na atualidade e atribui-lhes uma causa, que pode ser desta ou de vidas anteriores. Na visão reencarnacionista, a depressão é um estado transitório, que pode ser compreendido com um olhar mais amplo da realidade. 

Mauro esclarece que todos os seres humanos são espíritos e estão apenas de passagem pela Terra. “A reencarnação tem a finalidade de fazer com que encontremos as inferioridades do nosso ego para que possamos buscar melhorá-las. A ideia é que retornemos para a purificação (puro fica são)”, aponta e lembra que para muitas pessoas a vida na Terra torna-se cada vez mais pesada e difícil devido aos inúmeros problemas que surgem todos os dias. “Sejam problemas de ordem financeira, de saúde, familiares, com os filhos, a política, as guerras, as injustiças, a miséria, a violência, enfim, são tantas coisas que acontecem por aqui que, frequentemente, as pessoas que reencarnaram com uma tendência a esmorecer, a fraquejar, a entristecer-se, vão reagindo assim e entrando na tristeza, ou seja, na depressão”, ressalta. 

O criador da ABPR reforça que com o tempo tudo parece muito difícil, trabalhoso, pesado e sem solução. Isso faz com que as coisas comecem a perder o sentido e a vida comece a ser um sofrimento. “Estamos bem próximos ao Umbral e recebemos as influências dele. É preciso buscar ferramentas para entrarmos em um estado de consciência. Os deprimidos vieram com a missão de parar de deprimir-se, de ter pena de si mesmos, acharem-se fracos e incapazes”, lembra.

O tratamento por meio da Psicoterapia Reencarnacionista para a depressão traz uma proposta de Reforma Íntima. “Na PR realizamos sessões de Investigação do Inconsciente para identificar padrões que vêm ocorrendo há muitas vidas. A partir desta investigação, o indivíduo toma consciência, sendo possível mudar algumas atitudes internas e cumprir com êxito a encarnação atual. Com isso, o estado depressivo pode até mesmo desaparecer”, conclui.

Comunicação ABPR
Denise Rasmussen Reis (Jornalista)